BBC Brasil - Notícias - FMI adverte para riscos financeiros e superaquecimento no Brasil
O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a advertir, em relatório publicado nesta quarta-feira, que há sinais de superaquecimento na economia brasileira e pediu que o governo continue a adotar medidas para enfrentar pressões como a ameaça de inflação e o excesso de crédito.
O relatório observa que o forte crescimento do PIB brasileiro em 2010, aliado a uma pressão de demanda e nível baixo de desemprego, levaram ao aumento da inflação, que em maio atingiu o teto da banda de flutuação da meta (4,5%), entre 2,5% e 6,5%.
O relatório prevê que o PIB cresça 4,1% neste ano e que a inflação chegue ao final do ano em 6,6%, ligeiramente acima do limite superior da banda.
O FMI avalia que os indicadores financeiros do Brasil são favoráveis, mas pede “uma maior atenção aos riscos financeiros devido ao ritmo de expansão do crédito e à continuada dependência das captações externas”.
Desde 2010 o órgão vem citando preocupações com o que considera sinais de superaquecimento da economia brasileira.
Crédito
A entidade observa que a proporção do crédito no Brasil saltou de 20% do PIB em 2004 para 46% e comenta que o crédito bancário ao setor privado continua em rápida ascensão, com um aumento de 20% em abril de 2011.
O relatório aponta que as medidas já adotadas pelas autoridades brasileiras podem ter ajudado a conter o crédito em alguns setores, mas diz que alguns diretores do Fundo avaliam que elas precisam ser mais amplas para que consigam um efeito maior.
O organismo também recomenda que o governo brasileiro "continue a aplicar medidas de ajuste da política macroeconômica como parte da resposta ao grande fluxo de entrada de capitais", considerando que "o Brasil continua a ser um dos destinos prediletos dos investidores internacionais, um reflexo de suas perspectivas econômicas e rendimentos elevados".
O FMI finaliza seu relatório sugerindo reformas fiscais e medidas para melhorar o ambiente de negócios e aumentar a competitividade, o que "reduziria as taxas de juros, que são estruturalmente elevadas, e favoreceria as perspectivas de crescimento no longo prazo".
Tweetar
{EAV_BLOG_VER: 3acc7b5fd208aa5b}
Um blog criado para expressão livre e imparcial de idéias e pensamentos sobre denuncias e atualidades em nosso Brasil e outros países. Pensamentos que Não se Calam e Clamam pela liberdade de expressão, acredito que a ética e moral de um homem vem de sua linha de raciocínio no decorrer da sua história, por isso minhas idéias estão aqui não para confundir e sim para dar sentido e importancia ao que penso sobre um determinado assunto. ==== Autor: Gilvan Silva Gallo
”Não existe nada mais subversivo do que um subdesenvolvido erudito” http://bit.ly/b5YfFw
SEJA BEM VINDO! WELCOME ! BIENVENIDOS ! BIENVENUE!! WILLKOMMEN! مرحبا بكم
Meus pensamentos e idéias
"Não existe nada mais subversivo do que um subdesenvolvido erudito"
Uma forma de higiêne mental onde busco sintonizar e melhorar a forma de pensar referente aos temas que julgo haver relevancia. UM ABRAÇO e OBRIGADO PELA VISITA, AAah deixem algum comentário, participem da Enquete ou apenas um simples Oii.. é muito importante:
Gilvan Silva Gallo
Meus pensamentos e idéias
"Não existe nada mais subversivo do que um subdesenvolvido erudito"
Uma forma de higiêne mental onde busco sintonizar e melhorar a forma de pensar referente aos temas que julgo haver relevancia. UM ABRAÇO e OBRIGADO PELA VISITA, AAah deixem algum comentário, participem da Enquete ou apenas um simples Oii.. é muito importante:
Gilvan Silva Gallo
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
FMI adverte para riscos financeiros e superaquecimento no Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário