Entre as medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, está a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a linha branca
Com o objetivo de não deixar a crise internacional esfriar ainda mais a economia brasileira, o governo anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas para estimular os investimentos e o consumo. Elas envolvem tanto desonerações fiscais no setor produtivo, como produtos da linha branca, quanto o mercado financeiro.
"Este ano tivemos alguma desaceleração e estamos dando uma aquecida na economia, agora que a inflação esta sob controle, de modo que possamos entrar 2012 com a economia acelerando, crescimento alto, de 4,5 a 5 por cento", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista coletiva. "Vamos continuar estimulando o investimento."
Entre as ações tomadas agora, estão a redução de 2 por cento para zero da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de investimentos estrangeiros em ações na bolsa, além de cortar de 3 para 2,5 por cento a alíquota do IOF que incide sobre o crédito a pessoas físicas.
O governo também está estimulando o setor produtivo com reduções das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Na linha branca, para os fogões, elas cairão de 4 por cento para zero, enquanto que para os refrigeradores e congeladores, de 15 para 5 por cento.
Segundo Mantega, essas medidas valem para estoques que estão nas lojas até 31 de março.
O setor de alimentos também foi beneficiado, com redução de Pis/Cofins para as massas de 9,25 por cento para zero. O benefício vale até o dia 30 de junho de 2012.
Ao todo, a renúncia fiscal ficará de pelo menos 1 bilhão de reais em 2012 todo.
DE OLHO NA INFLAÇÃO
Apesar dos estímulos, Mantega afirmou que a inflação não será pressionada e que os juros tenderão a continuar caindo. Na véspera, o Banco Central (BC) reduziu a Selic em 0,50 ponto percentual, para 11 por cento ao ano.
Além disso, Mantega afirmou que o governo mantém os compromissos fiscais assumidos, alertando para os gastos de consumo do governo.
O mercado recebeu bem as medidas e acredita que elas ajudarão a estimular a atividade. Mas alerta para pressões inflacionárias no longo prazo.
"Lógico que vai ter efeito (no crescimento)... Este é o perigo, o governo se entusiasmar e levar esta questão de estimular demanda doméstica muito longe", afirmou o economista-chefe da Raymond James, Mauricio Rosal.
Um blog criado para expressão livre e imparcial de idéias e pensamentos sobre denuncias e atualidades em nosso Brasil e outros países. Pensamentos que Não se Calam e Clamam pela liberdade de expressão, acredito que a ética e moral de um homem vem de sua linha de raciocínio no decorrer da sua história, por isso minhas idéias estão aqui não para confundir e sim para dar sentido e importancia ao que penso sobre um determinado assunto. ==== Autor: Gilvan Silva Gallo
”Não existe nada mais subversivo do que um subdesenvolvido erudito” http://bit.ly/b5YfFw
SEJA BEM VINDO! WELCOME ! BIENVENIDOS ! BIENVENUE!! WILLKOMMEN! مرحبا بكم
Meus pensamentos e idéias
"Não existe nada mais subversivo do que um subdesenvolvido erudito"
Uma forma de higiêne mental onde busco sintonizar e melhorar a forma de pensar referente aos temas que julgo haver relevancia. UM ABRAÇO e OBRIGADO PELA VISITA, AAah deixem algum comentário, participem da Enquete ou apenas um simples Oii.. é muito importante:
Gilvan Silva Gallo
Meus pensamentos e idéias
"Não existe nada mais subversivo do que um subdesenvolvido erudito"
Uma forma de higiêne mental onde busco sintonizar e melhorar a forma de pensar referente aos temas que julgo haver relevancia. UM ABRAÇO e OBRIGADO PELA VISITA, AAah deixem algum comentário, participem da Enquete ou apenas um simples Oii.. é muito importante:
Gilvan Silva Gallo
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Mantega anuncia redução de tributos para estimular consumo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário